quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Entre vales e encostas está Nova Serrana em Minas Gerais...

Nova Serrana se insere na região brasileira como cerrado. Clima quente (calor demais), sem muito lazer, mas com uma economia bem intensa e promissora.

Firmou-se como o terceiro pólo calçadista do País.

Tem  como ponto negativo produção de calçados falsificados sendo fabricados em fábricas que funcionam irregularmente, mas temos que ponderar que se trata de alguns poucos fabricantes isolados.

O sistema local de produção de Nova Serrana órbita exclusivamente em torno da fabricação de calçados esportivos com preços populares.

Em 1978 possuía cerca de 48 fábricas, hoje em 2010 deve conter a média de 1000 fábricas.

Destaque para os fabricantes das marcas Zotto e Monna Calçados.
Grupo de empresas com média de 16 anos no mercado.

Durante auditorias nos locais, observei desde a integração da equipe até produção final sendo expedida. Com uma inovação esportiva e de bem estar, criaram cartilhas educativas para integração de funcionários, mantém contrato com menores aprendizes estudantes do Sebrae de Divinopólis  e o mais importante, não apresentam indíces elevados de rotatividades de funcionários.
Com alocações fabris dentro dos itens de saúde e segurança e formalização de 100% do quadro de funcionários, terceirizam suas atividades somente a parte de injetados (solados de borrachas), com isso, a principal missão do grupo de criar produtos inovadores, garantem a qualidade dos itens produzidos.

Não observei muita natureza nesta cidade. Poucas árvores, poucos sons de pássaros e poucos locais para atividades físicas. Mas, observei um povo receptivo, pessoas de várias partes do País estão por aqui. Por isso, várias girias foram ouvidas.

Cidade que pode esconder muita informalidade, sem muita preocupação com o meio ambiente, mas que agrega dentro do cenário calçadista, fornecedores responsáveis que recebem bem as orientações para adequações futuras e já sabem que o meio ambiente é o item primordial dos anos que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário